ABC se despede do Frasqueirão
O ABC entra em campo hoje, contra o Paraná, para fazer sua partida mais importante na série B do Brasileiro. Com 46 pontos, ocupando a 13ª colocação, o alvinegro potiguar precisa vencer, para alcançar os 49 pontos e praticamente se livrar do rebaixamento. Fora isso, a equipe paranista é mais um adversário direito na briga contra o descenso, já que se encontra na 14ª posição, com 45 pontos. O jogo, que começa às 19h30 (no RN) vai ser o último do time abecedista no estádio Frasqueirão, já que o clube foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva com a perda de um mando de campo e vai cumprir a decisão contra o Americana, na última rodada da segunda divisão.
Por isso, a presença da torcida é considerada de fundamental importância, para ajudar o time a conquistar a vitória que pode ser decisiva na permanência do ABC na série B em 2012. A direção decidiu reduzir os preços dos ingressos de todas as dependências do estádio e fez promoções para os sócios torcedores. Dentro de campo, o técnico Leandro Campos optou por adotar o discurso da dúvida, em relação ao time titular, para tentar confundir o treinador do Paraná, Guilherme Macuglia. "Na minha cabeça, o time do ABC já está definido. Mas, vou divulgar os titulares apenas momentos antes do partida. Por se tratar de um jogo primordial para nós, dentro da competição, vale tudo para tentar conquistar a vitória", disse Leandro Campos.
As dúvidas do treinador alvinegro ficam por conta dos retornos de Leandrão, Jérson e Cascata. O mistério é tanto, que o treino coletivo, que estava marcado para ontem, foi substituído por um recreativo, para esconder a escalação do time titular. Leandrão, Jérson e Cascata retornam, depois de cumprir suspensão. Mas, nem eles, titulares durante boa parte do campeonato, sabem se vão jogar. "A dúvida está em todo mundo e só quem pode acabar com isso é o treinador. Mas, o ABC tem um elenco qualificado e todo jogador que entra, tem condições de ser titular", despistou Leandrão.
Pelo menos uma mudança para a partida está confirmada. O goleiro Camilo, que saiu da partida contra o Icasa, sentindo dores, foi vetado pelo departamento médico do clube. Com isso, Welligton retorna ao time principal. Renatinho Potiguar deve ficar de fora e Irineu pode aparecer na zaga, depois de um longo tempo no departamento médico.
Pelo Paraná, extremamente insatisfeito com as últimas atuações da equipe, o técnico Guilherme Macuglia deve mudar o time, que passa por um momento de instabilidade tanto técnica quando política, com a proximidade das eleições no clube, que podem mexer com a vida de muitos atletas.
Portuguesa quer ser campeã diante de sua torcida
Teofilo PereiraO atacante Edno vem sendo o destaque da Lusa na competiçãoO atacante Edno vem sendo o destaque da Lusa na competição
A festa mais uma vez foi armada no Canindé e, dessa vez, não pelo acesso, mas pelo título do Campeonato Brasileiro da Série B. De um lado a Portuguesa, que perdeu a chance de levantar o caneco contra o Criciúma, mas promete não deixar escapar jogando dentro de casa. Do outro lado, diretamente de Recife, o Sport, que tem a obrigação de vencer suas quatro últimas partidas se ainda quiser sonhar com a Série A em 2012. O decisivo embate será travado hoje, às 19h30 (no RN). Da última vez em que a diretoria da Lusa organizou uma celebração não foi à toa, já que o time vibrou pelo acesso e já cantou "É campeão!".
Sem taça, no entanto, já que, matematicamente, pelo menos mais um ponto é fundamental para a conquista definitiva da primeira estrela de nível nacional da equipe paulistana. A missão do Sport é adiar mais uma vez a festa lusitana e se manter na briga pelo acesso.
Duelo por uma vaga no G-4 no Décio Vitta
Os três triunfos consecutivos do Vitória colocaram a equipe dentro do G-4 da Série B. Para manter-se no grupo que consegue o acesso à elite do futebol nacional, a equipe baiana enfrenta o Americana, hoje, às 19h30 (no RN), no estádio Décio Vitta, em um confronto direto por posições na parte de cima da tabela do Nacional. Após um campeonato sem muito brilho, a equipe de Vagner Benazzi começou a crescer na reta final da Segundona. Faltando quatro rodadas para o encerramento do Nacional, o time rubro-negro depende apenas de suas forças para retornar à Série A. Mais do que isso, bater o Americana, no interior de São Paulo, deixaria os donos da casa a quatro pontos do Leão, afastando a Águia do acesso.
Durante este bom momento, Benazzi finalmente conseguiu definir sua equipe titular. Contra o Americana, porém, o comandante será obrigado a realizar alterações. Na defesa, Jean recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática. Com isso, o jogador dá nova oportunidade para Maurício, que fará dupla de defesa com Gabriel Paulista
A grande dúvida paira no ataque: um dos destaques do time e artilheiro do Vitória na Série B com 13 gols marcados, o atacante Marquinhos está fora do encontro. Após a goleada sobre o Salgueiro, o atleta sentiu dores.
Goiás e São Caetano brigam contra o Z-4
Tanto Goiás quanto São Caetano já conheceram a desagradável situação de estar na zona de rebaixamento da Série B 2011 - os paulistas passaram 15 rodadas entre os quatro últimos do campeonato, enquanto os goianos ficaram no Z-4 apenas uma vez, mas lutaram contra ele em muitas outras oportunidades. Ambos, porém, conseguiram embalar, e agora figuram longe da parte de baixo da tabela, mas para afastar de vez a possibilidade de retornar ao grupo da degola, Esmeraldino e Azulão se enfrentam hoje, às 19h30 (no RN) no Serra Dourada.
No Goiás, além de sumir com o fantasma do rebaixamento, os jogadores sonham com um outro objetivo. A - improvável - conquista do acesso à primeira divisão anima o grupo goiano. Com seis vitórias e duas derrotas desde que o técnico Enderson Moreira assumiu o comando, o clube está na 13ª colocação, a oito pontos de distância para o G-4. "Nós passamos por momentos muito complicados dentro do campeonato, mas acho que agora podemos pensar em outra meta. Embora a gente saiba das dificuldades, o acesso é algo possível para nós", garante o experiente goleiro Harlei.
Assim como já foi diante do Vila Nova, na última rodada, o treinador terá todos os jogadores à disposição para enfrentar o São Caetano, que, por sua vez, não tem a mesma sorte e soma duas baixas para o duelo: o atacante Nunes, lesionado, e o zagueiro Preto Costa, suspenso. Sem o artilheiro, no setor ofensivo a briga é grande no Azulão. Geovane, Ricardo Xavier e Kleber. O último vem de uma lesão muscular e entrou no decorrer do encontro com o Guarani, marcando o tento da equipe no revés por 2 a 1.
Ponte quer vencer fora de casa para continuar no G-4
Das 34 rodadas da Série B, a Ponte Preta passou 33 dentro do G-4. Mas um incômodo jejum de vitórias como visitante pode fazer a Macaca desperdiçar a chance de retornar à elite do futebol após cinco anos. Sem vencer fora de Campinas há mais de dois meses, o time alvinegro viaja até Santa Catarina para encarar o Criciúma, no Heriberto Hulse hoje, às 19h30 (no RN). A última vez que a Ponte venceu fora do estado de São Paulo foi em 30 de agosto, quando superou o ASA em Arapiraca por 2 a 1. Já em Campinas a Macaca derrotou o rival Guarani em outubro. O aproveitamento como visitante no segundo turno é de apenas 33,3%, bem inferior ao do primeiro turno (55,6%).
Por conta deste jejum, a Ponte perdeu a vice-liderança da competição para o Náutico, mas não se mostra aflita por isso. "Não temos que ter desespero e sim olhar para a tabela com tranquilidade e fazer de tudo para pontuar. É claro que vamos fazer o possível para vencer e terminar em segundo, mas, uma vez que não deu para ser campeão, o que temos que fazer é nos garantir entre os quatro. Temos que chegar entre eles e voltar para a elite, que é o que a Ponte Preta e o torcedor merecem", declara o técnico Gilson Kleina, lembrando que a Macaca está a 13 pontos da líder Portuguesa, e a seis do Bragantino - primeiro time fora do G-4.
Para bater o Criciúma, Kleina poderá repetir a escalação titular pela quarta vez consecutiva. Suspensos estão apenas os reservas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário